Consentimento informado

Entidade

O presente projeto é da autoria da Universidade de Coimbra, especificamente da unidade de investigação Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT), com o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) como entidade promotora.

Objetivo

Este estudo decorre no âmbito da pandemia por COVID-19 e pretende avaliar o impacto desta crise na saúde mental e nos relacionamentos dos cidadãos residentes em Portugal Continental e Ilhas, assim como as estratégias que estão a ser usadas pelos mesmos para lidar com a presente situação.

Destinatários

Todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas.

Procedimento

A sua participação neste estudo consiste no preenchimento de questionários.

Duração

O presente estudo irá apresentar um conjunto de questões consoante a(s) sua(s) resposta(s), pelo que poderá ter uma duração entre 45 a 80 minutos. Tente responder o mais sinceramente a cada questão pois pessoas diferentes poderão ter tempos de resposta distintos.

Riscos para o participante

A sua participação neste estudo não envolve qualquer risco.

Benefícios para o participante

Com a participação neste estudo poderá contribuir para uma melhor avaliação daquelas que são as dificuldades sentidas pela população e, desta forma, para o desenvolvimento de uma intervenção clínica mais diretiva e adequada.

Confidencialidade

Todos os dados serão recolhidos, guardados e tratados de forma confidencial, anónima e codificada, de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para este estudo. Apenas os investigadores envolvidos no projeto terão acesso aos seus dados e estão obrigados a sigilo profissional. Todos os contactos serão feitos em ambiente de privacidade. Terá o direito de aceder, retificar, limitar o tratamento ou eliminar os seus dados durante o decorrer do projeto. No entanto, os dados recolhidos não poderão ser eliminados se já estiverem em fase de análise ou publicação científica. Poderá contactar o encarregado de proteção de dados do ICNAS, da Universidade de Coimbra (email: icnas@uc.pt; telefone + 351 488510) para esclarecer questões sobre a proteção dos seus dados. O protocolo deste estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Natureza voluntária da sua participação

A sua participação no estudo é totalmente voluntária, podendo desistir de participar em qualquer momento sem que tal incorra em custos ou danos.

Contacto

Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá contactar um dos investigadores da equipa, Ana Ferreira (apferreira@icnas.uc.pt) ou Daniela Sousa (daniela.d.sousa@uc.pt), bem como o orientador responsável, Professor Doutor Miguel de Sá e Sousa de Castelo-Branco (mcbranco@fmed.uc.pt).

Apelamos a que possa divulgar este questionário à sua família, amigos, conhecidos e outros contactos.


Independentemente da sua resposta, solicitamos novamente a sua participação, a qual é muito importante para uma melhor compreensão da evolução das vivências associadas à pandemia, com a nova vaga em que nos encontramos.



Ao avançar, declaro ter lido este formulário e aceito de forma voluntária participar neste estudo.